18 de julho de 2014

Dicas de estudo | Enem 2014

Oi gente, tudo bem? Se você vai prestar Enem esse ano provavelmente já está estudando, ou pelo menos organizando os materiais e os horários de estudo. Pensando nisso eu resolvi dar algumas dicas, bem básicas mesmo para se preparar pro exame mais esperado do ano, vem ver?


1- Organize um local de estudo
Sofá da sala ou cama são dois lugares que devem ser totalmente evitados, eles são feitos para relaxar, por isso a tendência a atrair o sono é bem maior. Até a mesa da cozinha vale, o importante é escolher um lugar plano, calmo e sem muitos objetos que possam nos distrair. Depois disso é só colocar os materiais dos quais você irá precisar perto de você, eu gosto muito de deixar uma água do lado, porque assim eu evito me levantar e acabar me distraindo com outras coisas.

2- Turn them off
Whatsapp é ótimo, Facebook tem a sua vida e Instagram te atualiza diariamente? A gente sabe, maaaas durante o período de estudos eles devem ser evitados ao máximo, portanto coloque o celular bem longe do seu alcance. Uma boa dica para você ,que mesmo sabendo da importância, não consegue deixar as redes sociais de lado é montar uma pausa, a cada uma hora de estudo você mexe quinze minutos no celular, que tal? Só que essa "boa dica" pode virar um pesadelo se não houver compromisso, cuidado hein? ;)

3- Assista à vídeo-aulas
O seu professor pode ser ótimo, mas é sempre bom aprofundarmos no assunto e para isso servem as vídeo-aulas, a grande maioria é bem divertida então nem parece que estamos estudando. Há vários canais sobre história, geografia, literatura, física, química, matemática.. então agrada todo mundo!

4- Faça anotações
É comprovado que o nosso cérebro armazena melhor as informações se as visualizamos, então anote todas as partes importantes da matéria. Fazer mapas mentais, linhas do tempo ou até mesmo colar post-it ajudam muito na hora de dar aquela revisada no assunto e também é muito importante anotar suas dúvidas para poder perguntar para o professor depois, se não podemos esquecer e tomar aquele susto na hora da prova haha

5- Não se sobrecarregue
"Nada em excesso é bom", já diziam nossas avós. Não podia ser mais verdade! Fazer pausas durante o estudo é essencial para que o cérebro descanse e possa absorver mais as informações. Estudar duas horas por dia já funciona muito, nunca deixe para estudar tudo no dia anterior à prova, sempre dá errado! Durante esses intervalos faça um lanche, beba bastante água, converse um pouco com os amigos... Mas como disse ali em cima, precisa ter muita responsabilidade, o "só mais dez minutos" no celular podem virar vinte, trinta, cinquenta...

Espero que tenham gostado das dicas, são bem básicas mesmo, mas acho que vai ajudar alguns de vocês. Sigam o blog e comentem aí embaixo! Beijos :)

18 comentários:

  1. Excelentes dicas eu procuro sempre mim isolar um pouco pro os estudos mas é dificil apesar de que trabalho em uma lanhouse entao vivo na internet.......
    beijos....

    www.loucasporphotoscape.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu vou prestar mas nem tô estudando, levar bomba kk' aff!

    byanak.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, em 2008 quando fiz o enem eu ficava pirada, mas vale super a pena!
    Fiz faculdade de graça na época com o prouni ;)

    http://raposalaranja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer enem esse ano, fiz o ano passado!! Vou começar a seguri suas dias!! Amei.
    http://pensamentosdefabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Vou anotar as dicas, a tarefa mais difícil é tirar o celular da volta que sempre atrapalha minha concentração. Gostei do post amada, Mil beijokas!
    | BLOG VITORIA MARTINI |

    ResponderExcluir
  6. Excelente dicas!
    Vim agradecer e retribuir sua visita,já fazendo parte do seu cantinho :)
    Bjim

    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai me ajudou e muito!

    http://henryquemckenziee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas heheheh ainda bem que já passei desta faze de enem de faculdade, e quando eu fiz o enem fiz por fazer porque acabei indo para uma faculdade particular e nem utilizei o mesmo.

    http://cerejabrilha.blogspot.com.br/
    beijoks

    ResponderExcluir
  9. Sofri com esse enem no ano passado, viu? haha
    A coisa que eu tinha mais dificuldade de fazer era desligar o celular enquanto estudava. Mas não tem jeito, se você não fizer isso, o estudo não rende! É um pequeno sacrifício que vale muito a pena depois, falo por experiência própria haha :)

    Beijos, Julia
    Blog | Fanpage | Twitter | Instagram | Tumblr

    ResponderExcluir
  10. Fiz enem nos últimos dois anos, o coisinha complicada, viu? rs Mas fica tranquila, estuda e foco em Deus que dá certo! Estou entrando na UFRRJ por causa de Deus e do enem *-*
    Boa sorte, minha linda! Beijinhos :*

    http://princesas-adoradoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir